quarta-feira, abril 13, 2011

BOLO DE CHOCOLATE DA RITA






Mais um bolo de chocolate para juntar à minha colecção dos ditos! Esta receita foi a Rita uma colega do filho do atelier, que passou a receita. Têm em comum comigo o gosto pela cozinha.
Obrigada Rita, pela partilha desta grande delícia...

Ingredientes:
-125 g mais 1 colher de chá de manteiga
-1 tablete de chocolate amargo de 200 g
-250 g de açúcar
-100 g de farinha
-1 colher de chá de fermento em pó
-6 ovos
-manteiga e farinha q.b. (usei cacau para polvilhar a forma)
Retirar duas barras à tablete e reservar.
Derreter o restante chocolate, juntamente com os 125 g de manteiga em banho-maria. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misturar o chocolate e a manteiga derretidos, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras em castelo batendo sempre. Deite numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha (usei cacau em pó, pois é o que uso para polvilhar as formas quando os bolos são de chocolate). E leve ao forno pré-aquecido a 180º C. Durante 30 minutos, foi o tempo no meu forno, mas já sabe o teste do palito. Entretanto prepare a cobertura derretendo o chocolate e a restante manteiga em banho-maria. Quando o bolo esfriou deitei a cobertura por cima.

Notas: a sessão fotográfica foi logo a seguir de acabar de enfeitar, o que o chocolate estava ainda com uma textura liquida. Quando esfriou, também solidificou.

"A literatura antecipa sempre a vida. Não a copia, amolda-a aos seus desígnios."

[Oscar Wilde]

Estou no Facebook aqui!