segunda-feira, novembro 01, 2010

TARTE DE CAFÉ E AMÊNDOA






Tarte já não fazia há bastante tempo! Resolvi inventar e juntar dois ingredientes que eu acho que "casam"" na perfeição! Café e amêndoas. O meu provador oficial (filho) foi da mesma opinião! Pois disse: está brutalíssimo mãe....Vamos lá à receita.

Ingredientes da massa:
-200 gr de farinha de trigo
-100 gr de manteiga amolecida
-60 gr de açúcar
-2 gemas
-1 pitada de sal
Fiz a massa por esta ordem farinha, manteiga as gemas o açúcar e sal. Liguei o forno a 200ºC, untei uma tarteira com manteiga e forrei com a massa depois de devidamente estendida. coloquei um papel vegetal no fundo da tarteira e coloquei feijão seco levei ao forno durante dez minutos.

Para o recheio:
Fiz 1/8 l de café de máquina (fui tirando bicas até perfazer a quantidade que eu achei necessária)
-120 gr de açúcar
-250 g de miolo de amêndoa moído com casca
-4 gemas mais um ovo
Levei o café ao lume com o açúcar até derreter. Retirei do lume e juntei as amêndoas moídas e envolvi bem. Reservei até arrefecer. Quando frio juntei as gemas e ovo batidas envolvi muito bem e deitei na tarteira que já estava fora do forno. Levei de novo ao forno que já estava quente a 200ºC, durante 12 minutos no meu forno. Já sabem aqui não há teste de palito e sim, fazem pressão com os dedos se já está seguro está pronto. É retirar do forno deixar arrefecer e desenformar. Servi com uma roseta de chanttilly que fiz e polvilhei com pistácios sem sal.

Notas: eu cubro a massa com o feijão seco enquanto vai cozer no forno sem recheio, pelo motivo não gosto que a massa enfole. Mas, se não quiserem usar não usem,ok?

P.S. Polvilhei com o Pistácio porque achava que iria dar um gosto muito subtil à tarte e realmente deu ficou excelente. Já sabem se não quiserem colocar não colocam é ao vosso gosto.