quarta-feira, janeiro 12, 2011

BOLO ESCURO









Chocolate cá em casa nunca é demais, pois eu e filhos são completamente "chocólotras"...Tinha que fazer um bolo, resolvi fazer este que nunca tinha feito. Mas, diga-se a bom da verdade que ficou aprovadíssimo. Vamos à receita.

Ingredientes:
-1 chávena de chocolate em pó (250 ml)
-2 chávenas de açúcar (500 ml) (usei 400g)
-1/2 chávena de mel ((125 ml)
-3 colheres de (sopa) de margarina (só uso manteiga)
-4 chávenas de farinha de trigo (1000 ml)
-4 ovos
-1 colher (chá) de canela
-1 colher (chá) de cravinho
-1 colher de (chá) de essência de baunilha
-1 pitada de noz-moscada
-2 colheres (sopa) de fermento em pó
-1 colher de (chá) de bicarbonato
-3 chávenas de leite (750 ml)
Bati muito bem a manteiga com o açúcar, juntei as gemas, sempre batendo até ficar bem leve, acrescentei os ingredientes secos alternando com o leite, por último juntei as claras em neve. Envolvi bem. Deitei o preparado num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com cacau. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 13 minutos. já sabem o teste do palito. Depois de assado cobri o bolo ainda quente com a seguinte calda.

Calda:
Levei ao fogo para engrossar 4 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 chávena de água. Deixei engrossar e deitei por cima do bolo. Depois cortei em quadrados. A minha casa ficou a cheirar a Natal como os meus filhos dizem....O meu provador oficial (filho) disse brutalíssimo...

Notas: o cheiro a Natal é por levar especiarias que como sabem deixam sempre um aroma a amor como eu digo, os filhos dizem que a casa fica a cheirar a Natal...

Estou no Facebook aqui!