segunda-feira, maio 31, 2010

BOLO DE AMÊNDOA







Eu digo que este bolo é "especial" pois, utilizei o pacote de natas como medida. E como já tenho um número muito elevado de bolos que levam o ingrediente amêndoa no blogue, este foi assim como uma experiência que, modéstia à parte, saiu "brutalíssimo". Vamos à receita

Ingredientes para a massa:
-1 pacote de natas (200ml)
-1 chávena de açúcar
-1 colher de sopa de açúcar baunilhado (já sabem que uso o meu caseiro)
-3 ovos
-1 1/2 chávena de farinha
-1 colher de sobremesa de fermento
-raspa de um limão grande
-1 pitada de sal

a cobertura:
-250 g de amêndoa lascada (eu pelei as amêndoas e abri ao meio. Pois achei, e muito bem, que este bolo merecia ter esse trabalho - como sabem, as amêndoas que compramos em lascas não se comparam em nada ao sabor destas)
-3/4 pacote de açúcar
-5 colheres de sopa de leite

Untei e forrei um tabuleiro com papel vegetal, que depois voltei a untar com manteiga. Reservei. Deitei as natas para uma tigela. Juntei o açúcar e o açúcar baunilhado. Envolvi tudo muito bem. Acrescentei os ovos, e com uma vara de arames, bati até ficar uma mistura espumosa. Peneirei a farinha com o fermento e sal. Envolvi muito bem na mistura anterior. Juntei a raspa do limão. Deitei a mistura no tabuleiro e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos. Entretanto nesse espaço tempo fiz a cobertura. Derreti a manteiga. Juntei as amêndoas e deixei alourar. Acrescentei o açúcar e o leite. Deixei ferver até fazer espuma. Ao fim dos 15 minutos retirei o bolo do forno e cobri uniformemente com a cobertura das amêndoas. Voltei a colocar o bolo no forno até ver que as amêndoas estavam lourinhas (não queimadas, ok?) O que no meu forno levou mais 10 minutos... depois deixa arrefecer e desenforma.

Estou no Facebook aqui!