sábado, março 13, 2010

BOLINHOS DE CHILA (GILA), AMÊNDOA E MASSA FILO




Tinha uma embalagem de massa filo a 4 dias de terminar o prazo, e como tinha feito mais doce de abóbora gila, resolvi fazer um recheio com amêndoa e gila, e "ops" delicioso.

Ingredientes recheio:
-300 g de miolo de amêndoa moído com casca
-200 g de açúcar
-300 g de doce chila (gila)
-1 dl de água
-1 laranja sumo
-1 colher de chá de canela
-4 gemas

Fazer o recheio primeiro. Leva um tacho ao lume com o açúcar a água e o sumo de laranja. Quando o açúcar está derretido retira do lume e junta o miolo de amêndoa, canela, gemas e o doce de gila e leva de novo ao lume até fazer o ponto de estrada. Reserva até arrefecer. Entretanto pincela as folhas de massa filo com manteiga derretida. Coloca 2 folhas sobrepostas, e coloca o recheio, enrola com cuidado e vai colocando num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado. Quando termina pincela os bolinhos com manteiga derretida e vai ao forno pré-aquecido a 200ºC. Até começarem a ficar louros, ok, depois já sabe! Claro, deliciar-se.

P.S. A massa filo estava mesmo a acabar o prazo não é "tanga" pois, porque geralmente todo o pessoal vai fazer qualquer coisa porque estava a terminar o prazo. O que a mim também me acontece. As massas quebrada e folhadas frescas quando compro, coloco logo na arca para congelar. E aí já nem ligo às datas,  é só retirar 15 minutos antes de usar. Agora a massa filo nunca congelei . Tenho que experimentar para ver se funciona tão bem, como a quebrada e folhada. Agora também podem dizer: Porquê a Isabel congela as massas? Simplesmente porque se preciso para fazer algo, o super mais perto fica a 8 km de casa o que para mim deixa de ser prático, ok?