terça-feira, março 09, 2010

BOLACHAS RECHEADAS COM GELEIA DE MORANGO




Já não fazia estas bolachas há mais de 15 anos. Resolvi fazer e saíram deliciosas. São uma bolachas que se aguentam muito tempo. Só tem que ter o cuidado ao colocar no frasco dos biscoitos não, colocar umas por cima das outras, porque podem se colar, em causa está a geleia da outra bolacha ok? Vamos à receita.

Ingredientes:
-200 g de farinha
-190 g de manteiga
-60 g de açúcar
-1 pitada de sal
-1 gema de ovo (para pincelar a bolacha que fica por cima)
-geleia de morango(mas pode ser uma geleia de fruta ao vosso gosto)
-açúcar em pó
Misture rapidamente a manteiga com a farinha, o açúcar e o sal. Quando bem misturada estenda a massa e corte-a em rodelas com a ajuda de um corta-bolachas redondo.(O tamanho é ao vosso gosto). Com um corta- bolachas mais pequeno retire o centro a metade das bolachinhas. Pincela estas últimas com a gema de ovo. Leve a cozer a 170ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Depois de cozidas, deixe arrefecer as bolachinhas. No centro das bolachas inteiras coloca uma colher de chá de geleia. Coloque a outra bolacha cortada no centro. Pode sair um pouco de geleia. Polvilhe com açúcar em pó.

Notas: esta quantidade de ingredientes dá para 12 bolachas recheadas ou 24 simples. Se fizer simples ao pincelar as bolachas com a gema de ovo, pode polvilhar com amêndoas sem pele e palitadas. É só esperar que a amêndoa fique lourinha. A geleia utilizei uma geleia que me ofereceram. Mas, vou fazer a geleia de morangos e claro, depois posto.

P.S. O centro das bolachinhas corto com um descaroçador de maçãs, e quando os filhos eram pequenos até era com um dedal, pois, eu a cozer é de dedal (sorrisos) em questão está eu nunca me preocupar de procurar um corta-bolachas tão pequeno, e casualmente nunca encontrei o dito. E como já a minha avó dizia: "que uma mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar»...E eu como de enrascada não tenho nada.