quinta-feira, outubro 01, 2009

PANQUECAS (AS MINHAS)

Já faço estas panquecas ainda não tinha o meu filho! Fazia para a filha e como o filho mais novo já tem 25 anos estão a ver os anitos que já lá vão? Os ingredientes que vou colocar dá para seis na minha frigideira(17 cm) que eu só a uso mesmo para as panquecas e crepes simples ou acompanhados já sabem se quiserem mais é só duplicar ou triplicar, etc, os ingredientes ok? Vamos à receita...

Ingredientes:
-1 cup de farinha (igual a 1 xícara)
-1 colher de sobremesa de fermento em pó Royal
-1/2 colher de chá de sal
-1 cup de leite (igual a 1 xícara)
-1 colher de sopa de açúcar baunilhado (que eu tenho sempre o meu caseiro) se não tiverem podem colocar 1 colher de café rasa de essência de baunilha
-2 ovos
-1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida
-2 colheres de sopa de açúcar

Numa tigela bate as gemas com o leite. Adiciona os secos peneirados aos poucos e batendo sempre com uma vara de arames para não deixar fazer grumos. Depois deite a manteiga derretida envolva e reserve. Bata as claras em velocidade alta até começar a ficar firme junte as 2 colheres de sopa de açúcar e continuando a bater até formar suspiro firme. Agora vá misturando esse suspiro aos poucos à mistura reservada e vá envolvendo mas, não bata é mesmo envolver ok? Agora aquece a frigideira ao lume e besunta com manteiga e deita 1/2 cup (1/2 xícara) da massa preparada deixa cozinhar em lume brando até ver que começa a fazer borbulhas a massa está na hora de virar com a ajuda de uma espátula. Antes de voltar a colocar de novo a massa limpa a frigideira com papel de cozinha e volta a besuntar de novo com manteiga. E assim sucessivamente até terminar a massa.
Estas foram servidas no dia dos scones com mel de alecrim e doce de abóbora (que acabou tenho que fazer mais) e não chegando, os filhos adoram cobrir com chocolate:) (como os filhos dizem chocolate vai bem com tudo).

Nota: mais simples não há! Se quiserem fazer a massa e reservar depois é mesmo só fazer e é estilo "vapt-vupt"....Ah e os filhos gostam delas dobradas ao meio...