domingo, agosto 09, 2009

GELADO DE LICHIAS COM PRALINÉ



Como já tenho dito a minha filha adora fruta tropical (o contrário da mãe)!!! Ela adora lichias é capaz de comer 1 kg num piscar de olhos :) Claro que eu compro as ditas para ela...mas desta vez apeteceu-me surpreende-la e resolvi fazer o gelado. Eu nunca tinha feito o dito de lichias mas, numa das visitas ao super vi lichias em calda e lembrei-me logo de fazer o gelado...
Ingredientes:
-1 lata de Lichias em calda (escorro as lichias)
-200 gr de açúcar fino
-300 ml de leite gordo
-400 ml de natas
Praliné:
-50 g de amêndoas peladas e torradas
-4 colheres de sopa de açúcar amarelo
-2 colheres de licor de tangerina
Preparação do gelado:
Bate as natas "quase" em chantily. Reserva. No liquidificador coloca o leite, Lichias, açúcar e bate tudo muito bem. Mistura esse preparado às natas batidas e envolve muito bem sem bater. Depois é deitar o preparado pela abertura da tampa da sorveteira com ela a trabalhar. Leva 35 minutos. Quando falta 10 minutos para terminar o tempo é deitar pela abertura da tampa com ela sempre a trabalhar o praliné. Que eu fiz, como sempre faço, levo os ingredientes ao lume e deixo ferver até estar "quase" em caramelo depois é espalhar sobre uma tábua de vidro e deixar arrefecer. Depois coloca-se no frigorifico até endurecer. Depois é partir (o praliné claro) para a 1-2-3 e passar ao gosto de cada "eu gosto de encontrar bocados grandes não gosto dele moído"...

INFORMAÇÃO:Tenho recebido vários mails a pedirem-me informação sobre as máquinas de gelados! A minha única mensagem que eu posso passar é se querem fazer uma experiências (ai, sim podem comprar essas máquininhas que existem no mercado a preço baratuxos)!!! Sim €30 é baratuxo para uma máquininha de gelados!!! Não podem é querer que faça a refrigeração como uma boa máquina dos ditos. Eu faço gelados já à 26 anos e a minha máquina é das melhores e faz muito bem a refrigeração (o bom paga-se)o gelado sai da máquina logo para a tigela e só vai para o congelador o que sobra. Porque se repararem o tempo que a máquina está a fazer o gelado é ainda algum. Se a dita não tem um bom motor começa claro a aquecer e claro nunca pode fazer a refrigeração. Agora uma coisa, não me peçam desculpa de estar a incomodar quando me mandam mails. Porque podem ter a certeza que não incomodam nada mesmo:)....se coloquei o mail é mesmo para tirar dúvidas, e se puder ajudar com a minha «alguma» experiência fico feliz! Certo???