sábado, agosto 15, 2009

GELADO DE FIGO





Uma das frutas que eu adoro é figos. Mas sou incapaz de comprar os ditos, para os comer. Gosto só mesmo tirar da árvore e comer (chinchada)...é um dos meus prazeres. Bem este ano as figueiras por aqui estão a começar agora (sorrisos) mas, ainda não fui à chinchada estes comprei mesmo para o gelado. A falar com um amigo sobre vinhos. Perguntei quais ligariam bem com o gelado de figo ele aconselhou (vinho do Porto branco). Claro, quando eu disse o que tinha ele disse logo não!!! Esse é mal empregue para o gelado. O que eu não concordo! Há uns anos atràs, falando com a IO ela disse-me que se queremos uma boa sobremesa convém utilizar bons ingredientes. E eu como sou da mesma opinião nem hesitei...segui para bingo:) vamos à receita...

Ingredientes:
-300 gr de figos lavados e sem pé (ok, não sei se é assim que se chama)
-150 gr de açúcar amarelo
-100 ml de leite
-100 ml de vinho do Porto branco (desculpa, mas o dedal não dava para nada)
-200 ml de natas
Fiz assim primeiro cortei os figos para um tacho e juntei o vinho e o açúcar e glaciei os figos. Deixei arrefecer. No liquidificador deitei o preparado anterior já frio e juntei o leite e natas. Depois deitei o preparado na sorveteira a trabalhar pela abertura da tampa. Levou 25 minutos.

Servi com figos glaceados com amêndoa. Que fiz assim. Cortei figos às fatias juntei amêndoa laminada e levemente torrada. Juntei 2 colheres de sopa de açúcar amarelo e 2 colheres de sopa de vinho do Porto branco. Levei ao lume a glacear. Depois foi só cobrir o gelado...

Estou no Facebook aqui!