segunda-feira, agosto 31, 2009

BOLO INGLÊS COM FRUTAS





Esta receita é Alemã e retirei do meu livro"As 100 Mais Famosas Sobremesas Do Mundo".

«Com a adição das frutas, este bolo consegue aumentar o sabor que por si só, não possui o bolo inglês» "Por vezes, este bolo é chamado (english cake). Esta receita inclui muitas frutas mas, graças às claras batidas em castelo, trata-se de um bolo muito fofo e leve."

Para a massa batida:
-40 gr de laranja cristalizada, cortada em quadrados pequenos
-40 gr de limão cristalizado, cortado em quadrados pequenos
-2 dl de rum
-200 gr de farinha
-110 gr de manteiga
-200 gr de açúcar
-raspa de 1 limão
-100 gr de passas
-6 ovos
Além disso:
-1 forma rectangular com 30 cm de comprimento
-papel vegetal para forrar a forma
-açúcar em pó para polvilhar

Regue as passas, a laranja e o limão cristalizado com o rum. Deixe hidratar pelo menos 1 hora. Unte a forma com manteiga e forre com o papel vegetal e volta a untar o papel. Ao fim da hora das frutas estarem hidratadas polvilhe-as com a farinha para que a fruta não fique no fundo da forma. Além que se envolve melhor com a massa.

Bata a manteiga com um terço de açúcar indicado até obter uma massa cremosa. Adicione a raspa da casca do limão e junte as gemas de ovo, uma a uma. Bata as claras em castelo firme e junte o resto do açúcar. Com a ajuda de uma espátula, junte um terço das claras ao creme de manteiga. Adicione e misture, mexendo de baixo para cima, o resto das claras e as frutas misturadas com a farinha. Certifique-se de que a massa não perde demasiado volume.

Com a massa batida encha a forma forrada com papel vegetal. Alise a superfície. Leve ao forno pré-aquecido a (180º C) durante 50 minutos. Deixe que o bolo arrefeça dentro da forma. De seguida, desenforme-o, retire o papel e polvilhe-o com o açúcar em pó...

Notas: simplesmente gosto muito mais deste "bolo inglês "do que o nosso "bolo inglês" este fica «fofo» e não «massudo» como o nosso. Ou seja este vai a partir de agora a ser o meu "bolo inglês"....

Estou no Facebook aqui!