segunda-feira, outubro 19, 2009

GELADO DE PRALINÉ



Claro, sai mais um gelado.
Ingredientes:
-4 gemas
-1 lata de leite condensado
-200 ml de natas
-300 ml de leite gordo
-2 colheres de (sopa) de açúcar baunilhado
-150 gr de açúcar fino
Bate muito bem as gemas com o açúcar. Junta o leite condensado e envolve muito bem. junta o açúcar baunilhado, as natas e o leite, e envolve tudo bem. Depois é só deitar a mistura na sorveteira a trabalhar. Leva 40 minutos. 10 minutos antes de terminar junta o praliné, que eu fiz assim.

Ingredientes praliné:
-120 gr de amêndoa pelada e levemente torrada
-4 colheres de (sopa) de açúcar amarelo
-2 colheres de (sopa) de vinho do Porto
Levo tudo ao lume e vou mexendo sempre até estar "quase" em caramelo. Deito o preparado numa tábua de vidro e levo ao frigorífico para arrefecer mais depressa. Quando frio parto em bocados e deito na 1,2,3 e pico ao meu gosto. Eu piquei grosseiramente porque gosto de encontrar o crocante do praliné. Claro, que depois foi só me deliciar...

Estou no Facebook aqui!