quarta-feira, junho 17, 2009

GELADO DE CREME DE PISTÁCIOS



Está calor é verdade, mas não é por isso que eu como gelados... e sim, porque é mesmo uma das minhas paixões. Eu tanto como, no verão como inverno! Foi uma das heranças que o meu pai me deixou "paixão por gelados". Desde criança que o meu pai levava-me ao "Galeto" a comer os gelados que eram uma "grande"maravilha. Eu digo eram porque já não vou lá há uns anitos então não posso dizer como é que a qualidade dos ditos estão;) mas acredito que devem continuar fantásticos mesmo!!! Agora vamos à receita...
Ingredientes:
-80 g de pistácios moídos(sem sal)
-125 g de açúcar fino
-1 ovo
-200 ml de natas
-250 ml de leite gordo
Numa tigela bata o leite, com o ovo e o açúcar até ficar fofo. Noutra tigela bata as natas até ficarem cremosas. Junte o preparado do leite às natas e envolva muito bem. Quando bem envolvido junte os pistácios moídos e envolva. Na sorveteira a trabalhar verta o preparado pela abertura da tampa leva 40 minutos a estar pronto. Este servi só com chantilly (caseiro claro) e polvilhado com pistácios moídos grosseiramente. Mas costumo fazer um creme de pistácios.
Creme de pistácios:
-caramelo liquido que faço com 80 g de açúcar
-3 colheres de sopa de água
-2 colheres de sopa de licor de café "licor Tia Maria" "ok,agora coloco a "marca" que uso das bebidas;)"
-2 colheres de sopa de pistácios moídos(sem sal)
-125 ml de natas batidas
Claro, bato as natas e envolvo os restantes ingredientes. Depois coloco um pouco no fundo da taça e só depois coloco o gelado por cima. é simplesmente uma pequena maravilha:) Quando eu fizer o meu gelado de avelãs eu faço este creme para verem como fica, só que em vez de colocar os pistácios coloco avelãs.( Sim que este creme é a base para os meus gelados de pistácios, avelãs, amêndoas, ou noz).