domingo, maio 03, 2009

BOLO SAVA




Este foi o bolo que fiz para o aniversário da minha filha. A receita retirei do meu livro "as 100 mais famosas Sobremesas do Mundo".

"A sua origem é-nos desconhecida. A sua designação pode provir de Sava nome patrono da Sérvia, ou então do rio Save, o maior da antiga Jugoslávia, também denominado «Sava». Habitualmente, este bolo é preparado com um pesado creme à base de manteiga, açúcar, gemas e chocolate. Contudo, a receita aqui apresentada é mais ligeira mas, nem por assim menos deliciosa."

PARA A MASSA:
-150 g de manteiga
-150 g de açúcar
-6 ovos
-60 g de chocolate semi amargo
-60 g de migalhas de pão (usei 3o g de pão ralado)
-50 g de amêndoas moídas (usei 120 g)
-30 g de farinha

PARA O CREME DE CHOCOLATE:
-2,5 dl de leite
-80 g de chocolate semiamargo
-25 g de maisena
-2 ovos
-80 g de açúcar
-2 folhas de gelatina
-1,25 dl de natas

PARA A DECORAÇÃO:
-150 g de chocolate semi amargo
-açúcar em pó

Para a massa:
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa cremosa. Continuando sempre a mexer, adicione as gemas, uma a uma, e misture-as com a manteiga. Dissolva o chocolate, deixe arrefecer um pouco e misture com o creme das gemas de ovo. Bata as claras em castelo. Misture as migalhas de pão (usei pão ralado) com as amêndoas e a farinha. Com cuidado, junte um terço das claras em castelo. De seguida, adicione o resto das claras em castelo e a mistura do pão, amêndoa e farinha. Forre uma forma de mola com fundo móvel com papel vegetal. Encha-a com a massa e alise-a. Leve-a ao forno previamente aquecido (175ºC,) durante cerca de 50 minutos. Teste o progresso da cozedura com um palito. Desenforme e deixe repousar durante toda a noite.

PARA PREPARAR O CREME:
Ferva o leite e adicione o chocolate de forma a ficar totalmente dissolvido. Numa tigela, misture a maisena com as gemas. Bata as claras em castelo, adicionando sempre o açúcar. Deite o preparado de maisena e gemas no leite a ferver, mexa bem e deixe ferver. Baixe o lume e bata as claras em castelo com o creme a ferver. Retire do lume. Amoleça a gelatina, misture-a com o creme e dissolva-a. Deixe o creme arrefecer mesmo, de vez em quando, vá mexendo. De seguida, corte o bolo em 3 camadas. Bata as natas até obter um creme espesso. Junte-o ao creme já frio. Barre as camadas do bolo com o creme e sobreponha-as. Guarde um pouco de creme para barrar o bolo . Para a decoração, aqueça o chocolate em banho-maria e, logo de seguida, espalhe em cima de papel vegetal e alise leve ao frigorífico. Quando endurece parte ao seu gosto e enfeita bolo de chocolate. Não se esqueça de polvilhar com açúcar em pó. Divino....

Estou no Facebook aqui!