quarta-feira, maio 06, 2009

BOLO DE MERENGUE COM CACAU






Mais uma receita que retirei do meu livro " Paixão por chocolate"

"Cobertura estaladiça e doce com coração de chocolate aromatizado com rum...Ótimo para adultos, mas naturalmente vedado às crianças. Se quiser que elas também possam apreciá-la, abdique do rum e do café indicados para o creme."

Ingredientes:
Para o merengue:
-20 g de cacau em pó
-210 g de claras (7 claras)
-370 de açúcar
Para o creme:
-200 g de chocolate
-500 g de natas batidas
-café forte q.b. (usei uma bica cheia)
-rum q.b. (usei um cálice)

Aqueça o forno a 170ºC, e forre dois tabuleiros com papel vegetal. Bata as claras. Quando estiverem firmes, adicione-lhes cuidadosamente o açúcar e o cacau peneirado, continuando a bater. Coloque o preparado num saco de pasteleiro e disponha-o em espiral sobre os tabuleiros, de maneira a obter discos de 22 cm de diâmetro. Com o resto do preparado faça tiras compridas. Leve ao forno durante 45 minutos, apague o forno e deixe o merengue arrefecer lá dentro. Para preparar o creme, derreta o chocolate juntamente com o café e o rum. Mexa até homogeneizar. Adicione aos poucos as natas batidas. Misture bem e coloque no frigorífico.

Para montar o bolo: coloque um disco de merengue num prato de servir e cubra-o com uma camada de creme. Repita a operação com o outro disco e finalize com uma camada de creme (reserve um pouco para a operação seguinte). Corte as tiras de merengue em pedaços à altura do bolo e cole-as em seu redor com a ajuda do creme. Esfarele o resto das tiras e cubra o bolo. Guarde o bolo no frigorífico até à altura de servir. Antes de o levar à mesa, polvilhe-o com cacau em pó...

Notas: a textura deste bolo de merengue com o creme simplesmente divino!!

Estou no Facebook aqui!