terça-feira, março 10, 2009

BOLO DE SEMENTES DE PAPOILA











Esta receita retirei do meu livro "As 100 mais famosas Sobremesas do Mundo". Claro como sabem andou uma enxurrada de receitas com sementes de papoila e eu na enxurrada tinha feito este e este bolo mas eram bolos meus e só coloquei as sementes. Agora quis fazer mesmo um bolo de sementes de papoila. Na minha pesquisa dos meus livros escolhi este porque por si só já sendo uma das sobremesas mais famosas só tinha que ser bom. O que não me enganei.
Apesar de não ter recheio, este bolo é muito suculento.

A doçaria do Leste da Europa utiliza sementes de papoila nas suas criações. Mais especificamente, no antigo Império Austro-Húngaro, são muitas as receitas interessantes que empregam estas cápsulas da papoila. Entre elas, temos os bolos de sementes de papoila, confeccionados com uma massa para bolo. A papoila pode ser combinada com outros ingredientes mais aromáticos como, por exemplo, as laranjas ou os limões cristalizados, as passas embebidas em rum e as raspas muito finas de chocolate.

Ingredientes:
-150 gr de manteiga
-200 gr de açúcar em pó
-raspa de 1 limão
-2 cl de rum
-1 pitada de sal
-6 ovos
-200 gr de sementes de papoila
-50 gr de farinha de trigo
-50 gr de fécula de trigo
Além disso :
1 forma de mola com fundo móvel de 26 cm de diâmetro. Margarina e farinha para untar a forma.
1-Misture a manteiga com um terço da quantidade de açúcar indicada, até obter uma massa cremosa. Adicione e misture bem a raspa da casca do limão, o rum e o sal. Junte as gemas, uma a uma. A gema seguinte só deve ser adicionada depois de a anterior ter sido absorvida na massa.
2-Bata as claras em castelo com o resto do açúcar. Misture bem as sementes de papoila, a farinha e a fécula.
3-Junte um terço das claras em castelo à massa de manteiga, continuando sempre a mexer cuidadosamente. Adicione então o resto, polvilhando o preparado de sementes de papoila por cima. Mexa com cuidado até obter uma massa bem lisa. Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha. Encha a forma com a massa preparada.
4-Coloque o bolo no forno previamente aquecido a 190 graus durante um período de 50 minutos(no meu levou 35 minutos). Este bolo não necessita de nenhum tipo de decoração especial. Polvilhe com açúcar em pó e se quiser acompanhe com chantilly. Eu achei que realmente não necessita de todo o chantilly.

Estou aqui no Facebook!