sábado, março 28, 2009

BANANA SPLIT





Bem primeiro, vou colocar a receita do gelado de chocolate! Que é dos que a filha mais gosta então nunca falta cá em casa.
Gelado de chocolate:
-100 g de chocolate preto
-1 gema de ovo
-150 g de açúcar
-1 colher de café de açúcar baunilhado
-1/2 colher (café) de café solúvel
-200 ml de natas (sem bater)
-350 ml de leite meio gordo
Num tacho coloque o leite com o chocolate e o café solúvel e vá mexendo sempre em lume brando. Quando o chocolate se derreter retire o tacho do fogo e reserve até arrefecer.Numa tigela mexe a gema com o açúcar e o açúcar baunilhado e as natas sem deixar de mexer deite a mistura do chocolate e mexa bem para envolver. Ligar a geleira e deitar a mistura pela abertura da tampa. Leva 45 minutos. É servir ou guardar no congelador.

Notas:eu neste gelado quando estou no fim a envolver costumo juntar 150 g de avelãs moídas grosseiramente. Neste não juntei porque não tinha cá em casa. Agora a banana Split eu fiz assim: deitei 300 g de morangos bem lavados no copo da varinha e fiz um polme. Deitei o polme num tachinho com 80 g de açúcar amarelo e levei ao lume até ferver mexi muito bem e deixei ferver durante 2 minutos e reservei até arrefecer. Num prato coloquei uma bola de gelado de chocolate outra de baunilha e outra de morango. Cortei a banana ao meio e coloquei à volta do gelado deitei a polpa de morango por cima e polvilhei com amêndoa pelada e levemente torrada e picada grosseiramente. Enfeitei com o chantilly que fiz com as natas longa vida. Deitei outra vez mais um pouco de polme de morango polvilhei com a amêndoa servi de imediato.