quinta-feira, fevereiro 19, 2009

«TORTA CAPRESE»











Esta receita retirei do meu livro "Os Doces da Io" que como já disse têm sobremesas simplesmente fantásticas (sorrisos)!!!

O Bolo Capri !!! A Io diz: "Já alguma vez esteve na ilha de Capri? Então, vá! O mar é limpo, transparente, e a água quentinha. Nunca lhe aconteceu fazer uma viagem de propósito só para comer num determinado sítio, porque só ali é que é? Então, vamos até Capri (nem que seja só com a imaginação) comer esta «torta caprese». " Foi o que eu fiz e digo": senti-me lá a comer esta delicia.

Ingredientes:
-130 g de manteiga (temperatura ambiente)
-100 g de açúcar em pó
-4 claras
-4 gemas
-120 g de chocolate derretido
-130 g de amêndoas moídas
-15 g de cacau
-20 g de fécula de batata
-1/2 colher de café de fermento em pó
-150 gr de chocolate
-150 gr de natas
Com a varinha, bater a manteiga com 50 gr de açúcar. Continuando a bater, incorporar as gemas uma a uma. Juntar o chocolate derretido e a amêndoa moída. Misturar o cacau, o fermento e a fécula, deixando cair com uma peneira e envolvendo com uma colher de pau. Bater as claras em castelo com o restante açúcar e juntar delicadamente ao outro preparado com movimentos de baixo para cima. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de 24 centímetros de diâmetro. Cozer em forno pré-aquecido a 150 graus durante uma hora (o meu forno deve ser mesmo turbo levou 35 minutos). Desenformar logo e deixar arrefecer em cima da grade. Pode só polvilhar com açúcar em pó. Eu derreti o chocolate e as natas no micro-ondas durante 2 minutos e bati com a varinha de arames e cobri o bolo e escrevi Capri (sorrisos) e servi com o meu gelado de baunilha que tenho sempre feito e congelado...

Estou no Facebook aqui!