quinta-feira, dezembro 04, 2008

DOCE DE ABÓBORA CHILA OU (GILA)





Bem, é a primeira vez que faço este doce. Mas digo desde de já que vou repetir. Claro, quando este acabar, o que vai ser rápido porque tenho duas sobremesas estrondosas de aspeto que leva o dito (eu digo de aspeto porque enquanto não fizer não sei se são gostosas). Mas também digo que agora depois de fazer o dito realmente não tem nada a haver com o de compra que usei no bolo de alfarroba! Andei a ver vários livros e uns diziam para fazer de uma maneira outros de outra. Bem resolvi o problema e fiz à minha maneira, assunto resolvido. Vamos à receita.

Ingredientes:
-1 abóbora-chila ou (gila) depois de cozida deu 800 gr
-700 gr de açúcar branco
-2 paus de canela
-2 dl de água

Agora vamos à parte pior e mais gira do doce. Não se pode tocar na dita com facas nem nada de aço. Diz que o doce fica escuro (não sei porque eu sou muito bem mandada e realmente não usei). Para se partir a dita é espetar com ela "catrapus" no chão (a parte mais gira, claro, a Isabel a fazer isto perto da meia noite, a vizinha de baixo até deve ter saltado da cama!!! )Lavam-se os bocados, tiram-se-lhes as pevides e extraem-se rigorosamente todas as "tripas "amarelas. Rigorosamente mesmo (diz a história que basta deixar um pouco desse amarelo para o doce ficar intragável). Devo ter feito bem o trabalho porque o meu ficou mesmo uma delicia. Voltei a lavar muito bem a dita até não ter espuma na água. E deixei na água durante a noite até ao outro dia à tarde. Que foi quando fiz o dito. Levei a cozer a abóbora coberta de água com um pouco de sal durante 20 minutos depois de começar a ferver. Depois de arrefecer retira-se a casca e com as mãos desmancham-se até ficar tudo em fios soltos. Voltei a lavar em várias águas e espremi muito bem e pesei o que me deu as tais 800 gr. Leva-se o açúcar com a água ao lume e os paus de canela até fazer ponto de espadana, deita-se a chila, mexe-se e deixa-se ferver até engrossar. Depois de morno, guarda-se em frascos esterilizados.

Notas: é super fácil o que me custou mais foi tirar as sementes e os tais fios amarelos até me ficou a doer as pontas dos dedos.