sexta-feira, novembro 14, 2008

BOLO DE ALFARROBA DA (NATÉRCIA)





Quando vi este bolo  pensei logo: vou fazer ! Apesar de ser o segundo bolo que coloco no meu blogue com alfarroba, foi o primeiro a ser feito.
Ingredientes:
-6 ovos
-300 gr de açúcar amarelo
-80 gr de manteiga
-2 colheres de (chá) de canela
-200 gr de doce de gila (usei de abóbora)
-50 gr de farinha de trigo (não usei)
-250 gr de farinha de alfarroba
-2 colheres (chá) de fermento em pó
-150 gr de amêndoa triturada (usei 230)
Glacê
-150 gr de açúcar em pó
-sumo de 1 limão
Manteiga para untar e farinha para polvilhar.
Preparação:
Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda e polvilhe-a com farinha.
Bata os ovos com o açúcar. Junte a manteiga e mexa até obter um creme envolva a canela,o doce e a amêndoa. Misture à parte as farinhas com o fermento (no meu caso foi só a farinha ) e peneire sobre a mistura anterior. Misture bem. Verta na forma e coza por 50 minutos a meio do forno. Para o glacê: misture o açúcar em pó com o sumo de limão e leve ao lume até fazer o ponto do dito. Cubra o bolo com o glacê e enfeite a gosto. Notas: eu levei o glacê ao lume e o meu ficou translúcido o da Natércia ficou branquinho. Ops não sei o que aconteceu . Só tinha comido as ditas quando era miudinha e ia para o jardim da Amadora com a minha mãe e havia muitas árvores. Notas a filha não gostou mas o resto da família gostou apesar de achar que uma próxima vez que faça retiro um pouco de farinha de alfarroba achei que ficou um pouco massudo mas muito gostoso

Estou aqui no Facebook...