terça-feira, setembro 16, 2008

BOLO SACHERTOTE «SACHER» [DESAFIO CULINÁRIO]#6#

A visitar o blog do Cupido. Vi esta receita do Sachertorte e como eu tinha uma receita do dito só com algumas alterações, desafiei o Cupido para fazermos o bolo. Claro, desafio aceite! Combinamos qual o bolo que fazíamos. O Cupido pesquisou e achou que devíamos fazer o meu. Combinamos postar no mesmo dia. Só que eu só podia postar na terça por motivos pessoais. Ficou assim combinado. Bem primeiro fiz o doce de alperces. Claro, não ia fazer com doce de compra (sorrisos). Lá fui eu para uma charcutaria na Costa da Caparica que têm sempre fruta fora de época (já não vejo os ditos há venda) . Tinha alperces, lá vim eu contentinha para casa.
Receita de doce de alperces:
-600 g de alperces
-250 g de açúcar amarelo
-2 paus de canela.
Preparação:
Lavei muito bem os alperces e retirei os caroços. Levei ao lume com o açúcar,os paus de canela e 2 colheres de (sopa) de água. Deixei ferver mais ou menos 40 minutos até fazer ponto de estrada. Só deu este frasco e não ficou cheio mas era o que eu precisava para o bolo:)



Comecei a fazer o bolo, a receita pedia uma forma desmontável de 22 de diâmetro a minha têm 25 ou 26. Mas achei que não tinha importância. (Mas tem, por causa da altura do bolo) mas vamos em frente:). O primeiro saiu baixinho, não é que li a receita e percebi que tinha que bater as claras em castelo e juntar o resto do açúcar, a farinha e as amêndoas moídas. Claro as claras foram abaixo juntei ao preparado anterior e levei ao forno. Ficou com 2 dedos de altura, mas não desisti, e lá fiz outro desta vez não juntei a farinha nem as amêndoas. Juntei ao preparado anterior alternando as claras e a farinha com as amêndoas peneiradas e lá foi ao forno pela segunda vez deu certo (sorrisos). No meu forno levou 30 minutos .

Notas: não se percebe nas fotos mas como eu gosto de fazer o doce e encontrar bocadinhos de fruta. Na cobertura eu devia ter passado o doce com a varinha. Mas pensei: Isabel não mexes mais. Bem a receita diz que o bolo 2 dias depois fica melhor. Não deu para experimentar foi-se os dois bolos um com cobertura e outro sem (sim que o fininho também desapareceu). Foi vapt-vupt. Adorei o bolo e o desafio. Agora fica as minhas fotos do meu bolo:)


Para o bolo de chocolate:
-125 g de cobertura de chocolate semiamargo
-100 g de manteiga
-110 g de açúcar em pó
-polpa ralada de 1/2 vagem de baunilha
-4 claras de ovo
-50 g de farinha
-120 g de amêndoas raladas
-5 gemas de ovo
Para preparar o bolo:
1. Para preparar o bolo de chocolate, derreta a cobertura em banho-maria, a 40ºC, e mantenha-a aquecida. Numa tigela grande, bata a manteiga com um terço do açúcar e as gemas até obter uma massa cremosa. Continuando sempre a mexer, junte a polpa da baunilha à cobertura morna. Bata as claras com o resto do açúcar e, juntamente com a farinha peneirada e as amêndoas, incorpore e misture suavemente à massa previamente preparada.
2. Unte o fundo (não o aro) da forma desmontável e espalhe por cima o pão ralado. Recheie a forma com a massa preparada e alise a superfície. Leve ao forno previamente aquecido 180ºC, durante 40 a 50 minutos.
Para o «glacé» de chocolate:
-300 g de açúcar
-100 g de chocolate
-60 g de cacau em pó
-1,25 dl de água
  Além disso:
-1 forma ou 1 aro para bolos com 22 cm de diâmetro.
-margarina (usei manteiga) e pão ralado para o fundo da forma
-200 g de doce de alperce
-2 a 3 colheres de sopa de água
3. Para preparar o glacé de chocolate, misture num tacho a água, o açúcar, o chocolate finamente cortado e o cacau em pó e deixe ferver até obter um ponto de fio. Consegue-se este ponto quando o glacé começar a formar fios. Retire do lume, deite numa tigela e, com uma colher de pau, continue a mexer constantemente o glacé, até ficar bastante espesso.
4. Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio, ao longo do comprimento, e barre uma das camadas com o doce de alperce. Coloque a outra camada por cima. Ferva durante alguns minutos o resto do doce com água, passe-o por um passador e, com um pincel, barre uniformemente todo o bolo. Coloque-o sobre uma rede de cozinha e cubra o bolo com o glacé de chocolate, deixando-o a secar.